Prós e Contras do Fogão de Indução Magnética

Você conhece o cooktop de indução magnética, aquela linda modernidade sem chamas e que “desliga sozinho”? Com certeza você já deve ter visto no programa da Ana Maria Braga ou no BBB.

Eu tenho um e como nem tudo é perfeito, vim compartilhar os prós e contra do meu querido companheiro de cozinha, o ponto de vista de quem convive com ele desde de 2013.

1 – Como é um opção sem chamas, isso reduz o risco de queimaduras e incêndios, sua tecnologia funciona de forma que ele só aquece se tiver uma panela (específica) em sua área de calor. Nunca me queimei com ele, nem coloquei fogo em nada.

Prós do Cooktop de Indução Magnética

2 – Por ser um cooktop, ocupa pouco espaço. Tem uma opção de mesa que pode ser levado para vários lugares, e a opção de embutir como os outros cooktops. 3 – Não utiliza gás, menos poluentes no ar.

4 – Apesar de ter um grande consumo de energia, acaba sendo mais econômico por cozinhar os alimentos em menos tempo. Sua forma de aquecimento desperdiça menos energia.

5 – É possível controlar melhor a temperatura, no meu eu tenho um controle de 1 a 9 e mais duas funções, a “turbo” e a função “manter aquecido”, mantém a temperatura até a hora de servir.

1 – São mais caros que os outros cooktops, pode custar duas vezes mais que as versões elétricas e a gás.

Contras do Cooktop de Indução Magnética

2 – Como os outros cooktops, você vai precisar investir em um forno para ter uma cozinha completa. Mais um custo. 3 – Dependência da energia elétrica, sem luz = sem comida.

4 – Para mim um dos maiores problemas é a questão das panelas, alumínio, vidro, cobre e barro não funcionam. Você vai ter que investir em novas panelas! Infelizmente este mercado no Brasil é pequeno, temos poucas opções e não são baratas.

Está em dúvida se vai comprar um ou não? Os custos cabem no seu orçamento? Está preparado para investir em panelas mais caras? Se sim… vale a pena!

Para mais dicas e conteúdos