Como guardar frutas e legumes e ainda economizar dinheiro

Você sabe como armazenar frutas e legumes e assim conservá-los por mais tempo? Essa é uma questão que influencia, e muito, na economia do doméstica e na hora de planejar o cardápio da semana.

Para te ajudar nesta missão de organizar melhor a sua geladeira, congelador e dispensa aqui tem dicas bem legais.

Ao lavarmos as frutas antes de guardá-las é comum não secá-las direito e assim elas acabam sendo guardadas úmidas e isso diminui o tempo de vida útil.

Não lave as frutas antes de guardar na geladeira

Alguns alimentos, como a banana e o abacate, emitem uma substância que acelera o processo de amadurecimento do mesmo e isso passa para os que estão próximos.

Separe os alimentos

Na teoria devemos guardar em temperatura ambiente maçã, pera melão, banana, batata, cebola, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel, melancia e abacate (antes de serem cortados).

O que não vai para a geladeira

Algumas frutas e legumes podem ser congelados crus, sem precisar de nenhuma técnica específica para isso.

O que pode ser congelado

Um exemplo é o aipim, essa eu aprendi em casa com a minha mãe, você deve descascá-lo e congelar cru, depois basta colocar uma panela com água e cozinhar. Bem simples mesmo.

Algumas frutas, como a banana, a manga, o morango, a acerola e outras frutas vermelhas também podem ser congeladas de maneira fácil e depois utilizadas para preparar sucos, vitaminas, sobremesas e outras receitas que não necessitem da frutas fresca.

Existem algumas técnicas que são usadas para permitir que alguns alimentos sejam congelados e utilizados depois, a mais famosa é o branqueamento.

Técnicas culinárias

Gostou das dicas?

Clique AQUI para mais informações sobre como armazenar frutas e legumes para evitar o desperdício e economizar dinheiro.

Para mais dicas e receitas

Blog