como armazenar frutas e legumes

Como armazenar frutas e legumes

Você sabe como armazenar frutas e legumes e assim conservá-los por mais tempo? Essa é uma questão que influencia, e muito, na economia do doméstica e na hora de planejar o cardápio da semana.

Eu estou sempre te ensinando novas receitas e falando para darmos preferência aos ingredientes frescos, mas sei que não dá para fazer compras todos os dias e por isso é bom aprendermos qual a melhor maneira de guardar cada alimento em casa.

Andei fazendo umas pesquisas e testes em casa, até descobri que algumas coisas não funcionaram por aqui. Na internet eu vi umas dicas de deixar algumas coisas fora da geladeira e teve ingrediente que infelizmente diminuiu a durabilidade, isso a gente não quer. Tem aqueles ingredientes que podemos congelar ainda crus, os que tem consumidos rapidamente, os que tem uma maior durabilidade na geladeira e ainda uns que devem sem guardados longe dos outros.

Para te ajudar nesta missão de organizar melhor a sua geladeira, congelador e dispensa eu separei umas dicas bem legais.

Como armazenar frutas e legumes

Não lave as frutas antes de guardar na geladeira – essa é uma questão bastante controversa e existem diferentes opiniões por aí. Dos argumentos que li e testei fiquei com a ideia de que se lavarmos as frutas antes de guardá-las é comum não secá-las direito e assim elas acabam sendo guardadas úmidas e isso diminui o tempo de vida útil delas.

Separe os alimentos – alguns alimentos, como a banana e o abacate, emitem uma substância que acelera o processo de amadurecimento do mesmo e isso passa para os que estão próximos. Então, a não ser que você queira que outras frutas amadureçam mais rápido, estas duas devem ser guardadas separadamente. Eu não fazia ideia disso.

O que não vai para a geladeira – nas minhas pesquisas eu descobri que alguns alimentos devem sim serem guardados em temperatura ambiente, mas que isso pode diminuir a vida útil deles. Aí entra uma questão de escolhas … Na teoria devemos guardar em temperatura ambiente maçã, pera melão, banana, batata,cebola, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel, melancia e abacate (antes de serem cortados).

O que eu testei e percebi … maçã, batata e cebola tiveram uma vida útil muito reduzida. Então, se você comprou e vai utilizar em um ou dois dias, pode deixar fora da geladeira sem problemas, mas se você ainda nem sabe quando vai consumir, eu aconselho a guardar na geladeira e evitar o desperdício. Essa é a minha opinião.

O que pode ser congelado – algumas frutas e legumes podem ser congelados crus, sem precisar de nenhuma técnica específica para isso. Um exemplo é o aipim, essa eu aprendi em casa com a minha mãe, você deve descascá-lo e congelar cru, depois basta colocar uma panela com água e cozinhar. Bem simples mesmo.

Algumas frutas, como a banana, a manga, o morango, a acerola e outras frutas vermelhas também podem ser congeladas de maneira fácil e depois utilizadas para preparar sucos, vitaminas, sobremesas e outras receitas que não necessitem da frutas fresca. Isso é muito bom para quem tem a árvore da fruta e não dá conta de consumir tudo na época da colheita, aqui em casa por exemplo já tivemos um pé de acerola e congelávamos as frutas, também ganhamos muita manga do vizinho, neste caso a gente tira a cascas, corta e congela. Uma deliciosa maneira de evitar o desperdício e ter suco de fruta em outras épocas do ano.

Técnicas culinárias – existem algumas técnicas que são usadas para permitir que alguns alimentos sejam congelados e utilizados depois, a mais famosa é o branqueamento, eu nunca testei em casa, mas prometo que no dia que aprender a fazer eu venho e ensino para você.

Sobre as folhas, eu fiz um artigo bem legal sobre como manter as folhas frescas por mais tempo e tenho certeza que ele vai te ajudar a consumir mais salada durante a sua semana.

Gostou das dicas? Você conhece outras? Conta aqui nos comentários como você faz para guardar frutas e legumes em casa e assim evitar o desperdício.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *