Bacalhau com natas é uma receita fácil, muito saborosa e elegante para você surpreender a família em um almoço (ou jantar) especial!
Eu adoro bacalhau, como de qualquer jeito, a minha mãe prefere comer as postas assadas no azeite e o meu irmão adora um bacalhau que ele comia em Portugal com molho branco e batatas. Pesquisei na internet e descobri que era o famoso bacalhau com natas.
Com a pandemia o Natal de 2020 foi um pouco diferente e ficamos só os três em casa, tínhamos uma boa quantidade de bacalhau e deu para agradar aos paladares das minhas cobaias mais fiéis do dia a dia. Encontrei diferentes maneiras de preparar esta receita, a maioria com batata frita, devem fazer assim em terras portuguesas, mas eu achei melhor usar elas apenas cozidas e fiz a minha versão. O resultado ficou ótimo, comemos bastante e confesso que já penso em preparar outra vez.
500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
500 g de batata
1 cebola pequena
3 dentes de alho
200 g de creme de leite
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de leite
1 colher de sopa de farinha de arroz
1 colher de sopa de manteiga
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada
Azeite
Descasque as batatas e corte em rodelas finas, cozinhe em água e sal até ficarem al dente, elas vão terminar de cozinhar depois.
Pique a cebola e o alho, refogue em um fio de azeite até ficarem macios. Adicione o bacalhau e misture bem, acerte o sal e a pimenta do reino a gosto. Reserve.
Em uma panela derreta a manteiga, junte a farinha e mexa com um fouet por aproximadamente 2 minutos.
Acrescente o leite e mexa até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Misture de vez em quando.
Acrescente o creme de leite e metade do queijo parmesão ao molho branco, misture até o queijo derreter. Tempere com 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto.
Em um pirex coloque um fio de azeite e arrume metade das batatas, coloque o bacalhau por cima e cubra com o restante das batatas.
Cubra com o molho branco, salpique o restante do queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180° para gratinar por aproximadamente 20, ou até ficar dourado.
Sirva quente.
Eu adoro fazer as minhas próprias versões das receitas e como tudo o que dá…
Filé mignon suíno com creme de brócolis é uma receita fácil, nutritiva e muito saborosa…
Vem comigo que vou te mostrar como preparar um bife com molho de gorgonzola de…
Vem comigo que vou te mostrar como preparar uma panqueca de milho prática, saborosa e…
Quer saber como substituir a farinha de trigo nas receitas do dia a dia? Vem…
Você também é fã de massas? Então vem comigo que vou te mostrar como preparar…
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.