Maria na Cozinha

Um blog com dicas e receitas práticas e gostosas para facilitar o seu dia a dia!

Batata gratinada com ricota e espinafre

batata gratinada com ricota e espinafre

Batata gratinada com ricota e espinafre é uma receita prática e muito saborosa que vai te ajudar a variar o cardápio da semana sem precisar ter muito trabalho.

Vou confessar aqui que eu não fui uma criança que curtia batata, por incrível que pareça preferia outros legumes, como a cenoura e a abóbora e só fui aprender a comer batata frita na adolescência. Pode acreditar que é verdade.

Mas, depois… uma das minhas brincadeiras favoritas na cozinha é pensar em diferentes maneiras de preparar a tal batata. Como as coisas mudam né. Hoje em dia faço lasanha de batata, bolo de batata, batata gratinada, batata com ervas frescas, batata calabresa e muitas outras delícias com este ingrediente que descobri ser tão versátil.

Para esta receita confesso que busquei algumas inspirações e resolvi juntar ideias, deu certo e gostei tanto que decidi compartilhar aqui.

Você também é fã de batata? Qual a sua receita preferida?

Ingredientes para a batata gratinada com ricota e espinafre

2 batatas
100 g de ricota (se preferir pode usar a temperada)
1/2 xícara de espinafre fresco
100 g de creme de leite
1 punhado de queijo parmesão ralado
Pimenta do reino
Azeite
Sal

Preparo

Lave bem as batatas e corte em rodelas finas, não precisa descascar.

Em um processador, bata a ricota com o espinafre, vá adicionando azeite aos poucos, até virar uma pasta. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Em uma travessa, que vá ao forno, unte com um fio de azeite, arrume uma camada de batatas e salpique uma pitada de sal.

Arrume uma camada da pasta de ricota com espinafre.

Repita o processo até acabarem as batatas e a pasta, é interessante que a última camada seja de batatas.

Coloque o creme de leite sobre a última camada de batatas, salpique o queijo parmesão ralado por cima, cubra com papel laminado e leve ao forno pré-aquecido a 200° para assar por 30 minutos.

Retire o papel laminado e deixe no forno para gratinar por mais alguns minutos, até ficar no ponto que você prefere, algumas pessoas preferem mais clarinho e outras mais torradinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 Benefícios da ora-pro-nóbis para sua saúde 5 Maneiras práticas e saudáveis de preparar a cenoura Como fazer salada de grão de bico 5 Dicas para fazer um bife perfeito Como escolher a melhor carne para bife