Outro dia estava conversando com amigos sobre comidas, adoro este assunto, entramos no assunto “Comidas Exóticas” e lembrei de um menu degustação de carnes exóticas que fui em Buenos Aires. Todo mundo já viveu alguma Experiência Gastronômica para contar e eu estou sempre em busca de novas, comidas típicas de diferentes lugares, feiras de comidas e bebidas…

Sei que um prato que pode ser considerado exótico em determinada região, em outra é a coisa mais comum do mundo. Vivemos em um país de muita diversidade, quando viajamos para outros países então…

Cresci e moro em uma região de praias, que faz os frutos do mar não serem considerados carnes exóticas para mim, desde de criança aprendi a comer quase todos: peixes, camarão, lula, siri, caranguejo, polvo, mexilhão… Confesso que nunca tive coragem de provar a ostra por causa da consistência.

Na minha casa sempre teve carne de rã para a gente, minha mãe aprendeu com uma médica que é um alimento muito nutritivo e tem inúmeros benefícios para a saúde, ela sempre fez parte do nosso cardápio. Também experimentei carne de bode em uma viagem aos Lençóis Maranhenses e gostei bastante.

Mas esta conversa me fez lembrar mesmo foi de uma das experiências gastronômicas mais interessantes da minha vida, até agora. Em uma viagem para Buenos Aires em 2012 tive a oportunidade de jantar em um restaurante que oferecia um Menu Degustação de Carnes Exóticas, experimentei carnes muito diferentes e inusitadas. Foi uma experiência sem igual.

Naquela noite eu deixei de lado minhas frescuras, nojos, preconceitos e me arrumei para um jantar no “El Baqueano”. Fui sem saber o que iria comer, a única informação era … carnes exóticas. Fizemos a opção de harmonizar com vinhos e nos divertimos naquela noite.

O “cardápio” fica em um quadro negro na parede, eu lia e ficava imaginando o que viria… Naquela noite degustamos:

Menu
  • carpaccio de lhama
  • camarão + abacate
  • pate de vizcacha
  • coxinha de jacaré
  • agnolottis de lebre
  • queijos e contrastes
  • a laranja

Tirando o camarão e as sobremesas, eu nunca tinha provado as outras carnes. Os pratos eram lindos e saborosos, em muitos momentos eu nem lembrava que estava comendo carnes tão diferente do habitual. Além do que estava nas sugestões, também comemos a carne de ema, muito boa por sinal.

Camarão + abacate

Este é o tipo de jantar que você tira uma foto do prato, porque são lindos, fecha os olhos e come. Aí descobre que é muito bom e lamenta porque vem pouco.

Se você vai passar um dias em Buenos Aires e gosta de novas experiências, indico fazer reserva para um jantar no El Baqueano. Uma boa indicação para casais aventureiros que querem uma noite romântica com bons vinhos e boa comida. Mas se você curte uma refeição mais normal, eu indico o famoso La Cabrera, mas vou falar sobre ele em outro post.

Maria Mandarino

View Comments

Share
Published by
Maria Mandarino

Postagens recentes

Espaguete com pesto de ora-pro-nóbis

Eu adoro fazer as minhas próprias versões das receitas e como tudo o que dá…

2 meses ago

Filé mignon suíno com creme de brócolis

Filé mignon suíno com creme de brócolis é uma receita fácil, nutritiva e muito saborosa…

2 meses ago

Bife com molho de gorgonzola

Vem comigo que vou te mostrar como preparar um bife com molho de gorgonzola de…

2 meses ago

Panqueca de milho

Vem comigo que vou te mostrar como preparar uma panqueca de milho prática, saborosa e…

2 meses ago

Como Substituir a Farinha de Trigo em Diferentes Receitas

Quer saber como substituir a farinha de trigo nas receitas do dia a dia? Vem…

3 meses ago

Macarrão gratinado com frango

Você também é fã de massas? Então vem comigo que vou te mostrar como preparar…

3 meses ago