mondial de la bièrre

Mondial de la Bière 2018

O Mondial de la Bière é um festival internacional de cervejas artesanais e premium, que reuniu mais de 160 cervejarias e 1500 rótulos durante 5 dias no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Um sucesso no Canadá há 25 edições, o Brasil recebeu a sua sexta edição na última semana (05/09 a 09/09/2018), além das cervejas, o evento também ofereceu shows com mais de 30 bandas, 25 food trucks e o MBeer Contest Brazil (competição das melhores cervejas expostas, avaliadas por jurados nacionais e internacionais).

Para entrar era necessário pagar um ingresso, que não era barato, mas a estrutura justificou muito bem os valores para entrar. A organização disponibilizou três opções de ingressos a entrada inteira, a meia entrada e o cerevejeiro solidário (um valor um promocional, mas a pessoa levava 1 quilo de alimento não perecível). Para justificar o valor do ingresso, a organização investiu em baheiros (quem bebe cerveja faz bastante xixi, não fiquei em fila em nenhum momento), tinham as chamadas bases de hidratação em vários pontos (bebedouros onde podíamos lavar os copos e beber água), o que a juda a galera a se manter em pé por mais tempo. Além das atrações musicais, Dj e uma média de quatro bandas por dia, dividida em dois palcos.

Eu fui no domingo, último dia de evento e as pessoas tinham me alertado para o risco de alguns rótulos acabarem, sim as cervejas acabam. Eu dei sorte e consegui provar todas as que eu quis! Como sou uma pessoa organizada, imprimi uma mapa do evento e marquei os stands onde tinham as cervejas que queria provar, o que me ajudou muito a ir nos lugares certos e não ficar perdida no meio de tantas opções incríveis. Muitos stands diferentes, cada um com a sua característica e história sendo contada através dos sabores que ofereciam.

Comidas do Mondial de la Bière 2018

Para ajudar a manter uma galera que bebe bastante em pé, o evento contava com uma praça de alimentação montada na varanda dos armazens. Com opções bem variadas, era possível comer ceviche, tapioca, hambúrgueres enormes, frango frito, tapioca, batata frita, sanduíches de carne de porco, coxinhas, bastava escolher a opção que mais agradasse o seu paladar. Eles também tinham mesas que estavam dispostas em frente à Baia de Guanabara, comíamos apreciado uma linda vista!

Desta vez eu tive a companhia da minha querida produtora, ela ainda não conhecia o Espírito de Porco e provou o Hot Pig, um delicioso sanduíche com linguiça e queijo bola. Super Aprovado! Eu queria algo diferente e comi um sanduíche de frango empanado com molho barbecue no Hotn’Tender. Super Aprovado, também! Para finalizar ainda dividimos uma porção de coxinhas no Só Coxinha, como eu adoro coxinha, já conhecia o trabalho deles e adoro!

Rótulos que experimentei no Modial de la Bière 2018

Em apenas um dia eu não consegui provar todos os rótulos que me deixaram curiosa, selecionei alguns e fui me divertir.

  • Cerveza Guapa, provei a Hermosa uma Weiss com aroma de cravo e banana, proveniente do fermento de trigo alemão. Aprovada!
  • Rock Bird – Sour Tutti-Frutti
  • Backer – Exterminador de Trigo
  • Dream Bier – Love (Witbier)
  • Farra Bier – Ibiza (Witbier)
  • Old School – Witbier (Cerveja clara de trigo, com aroma refrescante, notas de limão siciliano, cascas de laranja e sementes de coentro. O maior diferencial encontrado na Witbier está no lúpulo Sorachi Ace, originário do Japão.)
  • 4 Estações – Vivaldi (é uma cerveja do tipo Weiss, leve e refrescante com lupulagem que proporciona amargor e aromas equilibrados, trazendo a combinação perfeita com os ésteres de banana e cravo vindos da sua fermentação).
  • Piedade – Uma cervejaria sem rótulos próprios, um espaço para os cervejeiros produzirema sua receita, para aqueles que não possuem espaço e nem local apropriado para a produção. A Cervejaria Piedade oferece os seguintes serviços, industrialização de cervejas ciganas por encomenda, fornecimento de insumos e acabamentos, armazenamento pós produção, distribuição e assessoria especializada. Co eles eu bebi a  British Golden Ale e a Fala!
  • Kud – Tangerine ( estilo Witbier, é uma cerveja super refrescante, de cor pálida e de carbonatação média-alta. Produzida com maltes de trigo e cevada, além do lúpulo, leva ainda cascas de laranja e sementes de coentro em sua receita. A Tangerine recebeu este nome pelo seu caráter cítrico e pela leveza de sua receita, que combina exatamente com a característica do estilo).

O que bombou o Modial de la Bière 2018

O Mondial de la Bière 2018 bombou! Mas sempre tem o que bomba mais, e um ponto que estava sempre cheio era o Desafio da Palma! Uma barra de ferro, que girava no próprio eixo, onde o desafio era passar um minuto pendurado, quem ficasse ganhava um brinde! Vi muita gente morrendo na praia e escorregando faltando poucos segundos para completar o tempo, dava até pena quando a pessoa caía depois de ter ficado 55 segundos pendurada. Este loca ficou cheio o tempo todo, uma grande aglomeração, tinham os corajosos que tentavam, os que torciam e os que ficavam apenas se divertindo com os que não conseguiam!

Outra coisa que também bombou foram os diferentes pontos e atrações para fotos, em muitos locais era possível ver filas para tirar fotos. Vários stands tinham decorações incríveis que nos permitiam ótimas fotos, em um tempo que as pessoas adoram postar a vida, dá para imaginar quantas filas foram formadas nos três armazéns.

O Mondial de la Bière 2018 foi um mega evento, que reuniu muita cerveja boa e um público diversificado, tinham famílias completas, grupos de amigos, casais, todo o tipo de gente reunida. Muita organização, sem confusão e sem filas enormes, shows que animaram a galera e contribuíram mais ainda para o clima de descontração. Comida boa para matar a fome, água e muita cerveja para matar a sede!Agora vou passar um ano esperando pelo próximo Mondial de la Bière, em 2019 o projeto é ir mais de um dia e poder provar muitas cervejas! Uma deliciosa experiência gastronômica.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *