cassata

Cassata – Natal

Cassata é a sobremesa mais pedida na Família Mandarino, tem história para contar…

Hoje é dia 25 de dezembro de 2017, mais um Natal para a conta, o meu primeiro com o blog no ar.

O Natal aqui em casa é animado e já foi celebrado de várias formas e em diferentes lugares. Quando eu era criança os Natais eram alternados, um ano com a mãe e no seguinte com o pai. Conforme fomos crescendo, passamos a poder escolher com quem queríamos ficar.

Há poucos anos os Mandarinos resolveram criar uma “tradição”, no dia 24 cada um vai pra um canto, fica com as outras famílias, amigos… No dia 25 almoçamos com a vovó Mandarino na casa da minha tia. É o dia que nos reunimos com a famosa vovó Annita, que brincamos e nos divertimos. Fazemos nosso amigo oculto, que é sempre uma boa confusão. Muitas brincadeiras e fotos.

Hoje em dia eu e minha mãe somos as responsáveis pela maior parte das comidas. Tem pratos que variam de um ano para o outro, e tem os clássicos que não podem faltar nunca. Minha mãe faz uma sobremesa que é o vício da família, a famosa Cassata! Presença garantida no Natal Mandarino, mais certo que o Peru.

A receita original quem ensinou foi minha avó paterna, a vovó Bebeca, que aprendeu com sei lá quem, sei lá onde, não faço idéia de quando. Barbosas também comem e adoram a cassata. Aqui em casa fizemos pequenas mudanças e chegamos na receita adorada pelos Mandarinos e outros amigos.

A família é tão viciada em cassata que este ano minha mãe vai levar os ingredientes para fazer a sobremesa em Barcelona para minha prima que não vai poder passar o Natal conosco.

Então, em homenagem aos Mandarinos e Barbosas, neste Natal vou compartilhar com vocês uma receita de família, que passou dos Barbosas para os Mandarinos para outra.

Ingredientes para a cassata

2 latas de leite condensado

4 ovos

1 lata de creme de leite

4 colheres de açúcar

1 pacote de biscoito de champanhe

1 lata e 1/2 de leite

4 colheres de sopa de nescau

1 copo de água

1 pitada de noz moscada

Preparo

Misturar o leite, o leite condensado e as gemas. Levar ao fogo e misturar até ferver, mexer por mais 5 minutos.

Colocar a mistura em um pirex e  arrumar uma camada com os biscoitos.

Ferver o copo de água com o nescau e molhar bem os biscoitos. Deixar esfriar.

cassata
Terceira camada: calda de chocolate

Bater as claras em neve, juntar o açúcar e bater mais, virou suspiro. Misturar o creme de leite e a pitada de noz moscada.

Colocar a nova mistura sobre o que já está no pirex, cobrir (papel laminado, plástico filme, tampa…) e congelar.

Quarta e última camada: clara em neve com açúcar e creme de leite

Dicas

Aqui em casa minha mãe faz a cassata pelo menos um dia antes de servir, para dar tempo de congelar.

Já trocamos o biscoito de champanhe por outros ingredientes e também fica muito bom. Exemplos: Bis, morangos, brownie…

11 comentários

  1. Tinha esta receita mais ou menos 60 anos atrás, casei-me meus filhos gostavam muito ,com o passar dos anos ela se perdeu,meu filho que quase tem 50 anos lembrou da cascata,procurei incansavelmente, não encontrei.
    Disse pra minha filha,vou procurar no Pinterest e pra surpresa minha achei, agradeço à Marian na cozinha por este presente.

    • Marleni, que lindo! Fico muito feliz em poder ajudar a sua família a resgatar uma receita que faz parte da história de vocês. Aqui a cassata também faz parte da nossa história e a família toda adora!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *