feijão tropeiro

Feijão tropeiro

Feijão tropeiro é um prato bem brasileiro, típico das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, mais especificamente os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. O nome do prato é por causa dos “tropeiros”, os homens que faziam transporte de mercadorias por tropas a cavalo ou em lombos de burros.

Durante essas viagens, eles comiam feijão com farinha de mandioca e toucinho, nasceu o feijão tropeiro e com o tempo ele foi ganhando novos ingredientes, que variam de acordo com cada região.

Eu adoro esta e outras receitas clássicas do cardápio brasileiro como a feijoada, bobó de camarão, baião de dois, moqueca de peixe e outras. Ainda não tinha preparado o meu feijão tropeiro, sempre comia em restaurantes, resolvi então pesquisar diferentes versões e por fim criar a minha minha.

Uma das coisas que mais me encanta na cozinha é o fato de cada cozinheiro deixar a sua marca, personalidade, no que faz. Eu gosto de sabores marcantes, acabou usando temperos fortes, pimentas e outros condimentos. Sofrito, masala, curry, páprica e diversas pimentas são ingredientes que não vivo sem.

Na hora de fazer o meu feijão tropeiro não foi diferente e acabei usando o sofrito, o que para mim deu um toque especial e as cobaias do dia adoraram.

Ingredientes para o feijão tropeiro

200 g de feijão vermelho ou carioquinha
150 g de bacon
1/2 linguiça calabresa
200 g de linguiça fina
300 g de farinha
100 g de couve
4 ovos
1 porção de sofrito
1 cebola
3 dentes de alho

Preparo

Lave o feijão e coloque na panela de pressão, cubra com água (coloquei uns 2 dedos acima), tampe e cozinhe em fogo baixo, quando começar a apitar, marque 30 minutos. Após este tempo apague o fogo e espere a pressão sair antes de abrir.

Pique o bacon, a linguiça calabresa e o alho, corte a linguiça fina em rodelas finas, a cebola em tiras, a couve bem fininha.

Em uma frigideira grande refogue a couve com um fio de azeite e sal a gosto. Reserve.

Faça os ovos mexidos em fio de azeite. Reserve

Frite o bacon e as linguiças, quando estiverem cozidos, acrescente o alho e a cebola e refogue até ficar transparente.

Acrescente o sofrito e refogue.

Coloque só os grãos do feijão e misture bem.

Acrescente a farinha e misture, se estiver muito seco, coloque um pouco da água do feijão.

feijão tropeiro
Acrescentando a farinha

Junte a couve e misture bem. Coloque sal e pimenta do reino a gosto.

Acrescente os ovos mexidos e misture com cuidado.

feijão tropeiro
Feijão tropeiro

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *