Maria na Cozinha

Um blog com dicas e receitas práticas e gostosas para facilitar o seu dia a dia!

Purê de aipim

purê de aipim

Purê de aipim é uma receita fácil e muito gostosa que sou apaixonada desde criança, para mim tem gostinho de infância.

Hoje em dia eu gosto e faço vários purês diferentes por aqui, além do clássico de batata, também tem o de cenoura, de abóbora, de couve flor, batata com cenoura e outros, mas… eu já fui mais “seletiva”fresca” e na infância só queria comer o de aipim. Hahaha!

Sabe o que me fez aprender a comer outros “sabores” desta iguaria? Entender que cada base precisa dos seus temperos e combinações específicas. A abóbora precisa do alho, a cenoura combina muito bem com gengibre e a batata eu capricho no queijo parmesão e às vezes ainda incluo mais algum ingrediente.

Estar na cozinha testando muitas receitas aqui para o blog me ensinou que um bom tempero e muito carinho faz toda a diferença no sabor da comida.

Agora vou te ensinar a fazer o meu purê de aipim, ou mandioca dependendo do Estado que você esteja, uma receita que me faz lembrar minha infância.

Ingredientes para o purê de aipim

500 g de aipim (mandioca)
1 ovo
100 g de creme de leite ou creme de ricota
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
Sal
Pimenta do reino

Preparo

Descasque o aipim (pesquisa se em algum mercado perto da sua casa já vende sem casca, faço isso aqui), coloque em um panela, cubra com água e deixe cozinhar até ficar macio.

Escorra o aipim, reservando um pouco da água do cozimento.

Amasse todo o aipim, aqui eu uso um amassador e se não tiver pode usar um garfo mesmo. Uma dica, fica mais fácil de amassar com ele quente mesmo.

Na mesma panela de cozimento coloque o aipim amassado, o creme de leite e misture bem.

Acrescente o ovo e misture.

Adicione um pouco da água do cozimento para ficar um pouco mais “mole”, esta quantidade varia de acordo com o seu paladar, se você prefere o seu purê mais ou menos cremoso.

Acrescente o queijo parmesão ralado, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture bem.

Sirva quente.

Você pode servir assim, como um purê mesmo, ou até montar um escondidinho com o recheio da sua preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 Benefícios da ora-pro-nóbis para sua saúde 5 Maneiras práticas e saudáveis de preparar a cenoura Como fazer salada de grão de bico 5 Dicas para fazer um bife perfeito Como escolher a melhor carne para bife