Maria na Cozinha

Um blog com dicas e receitas práticas e gostosas para facilitar o seu dia a dia!

Molho grego de tomate

molho grego de tomate

Molho grego de tomate é uma receita que aprendi em um livro de receitas de “dieta grega”. O molho fica super leve e saboroso e pode ser usado de diversas maneiras, basta usar a imaginação.

Já contei que adoro variar sabores e combinações de ingredientes e há algum tempo estava procurando um molho de tomate diferente, com um sabor especial. Encontrei e resolvi testar, o maior diferença em relação aos outros que estou acostumada a fazer é o vinho tinto. Deu super certo, um sabor incrível.

Você pode usar este molho para comer apenas com macarrão, como é indicado no livro, mas também já usei para rechear uma lasanha, como parte de um curry de frango. Use a imaginação e combine o seu molho grego de tomate como preferir, no strogonoff, na carne moída, no nhoque, no butter chicken; para mim a maior diversão da cozinha é a liberdade de experimentar e poder fazer novas combinações a cada dia.

Ingredientes para o molho grego de tomate

6 tomates grandes
Água fervente
Água gelada
1 cebola
Azeite
2 dentes de alho
1 xícara de vinho tinto
1 colher de sopa de páprica
Sal
Pimenta do reino
1 colher de chá de açúcar (vai depender da acidez)

Preparo

Para a água gelada, encha um recipiente com gelo e água.

Com uma faca afiada, faça um corte em forma de cruz na base de cada tomate e coloque em um recipiente grande. Despeje a água quente e deixe de molho por aproximadamente 2 minutos. Retire e coloque na água gelada.

Descasque os tomates, a pele deve sair com facilidade. Rale na parte mais grossa do ralador ou passe no processador. Eu gosto de tirar as sementes.

Rale a cebola e pique ou esprema os dentes de alho.

Aqueça uma panela em fogo médio, coloque um fio de azeite, acrescente a cebola e salteie por aproximadamente 8 minutos, até ficar macia. Coloque mais um fio de azeite e o alho. Refogue até o alho dourar.

Adicione o vinho e cozinhe até reduzir bastante, aproximadamente 1/5 do volume.

Acrescente o tomate, a páprica, 2 xícaras de água, sal e pimenta do reino a gosto.

Acrescentando outros ingredientes

Ferva em fogo médio por 15 minutos. Prove, caso fique muito ácido, coloque o açúcar.

Ferva por mais 5 minutos.

Utilize o seu molho como preferir.

Molho grego de tomate

4 Replies to “Molho grego de tomate”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 Benefícios da ora-pro-nóbis para sua saúde 5 Maneiras práticas e saudáveis de preparar a cenoura Como fazer salada de grão de bico 5 Dicas para fazer um bife perfeito Como escolher a melhor carne para bife