Maria na Cozinha

Um blog com dicas e receitas práticas e gostosas para facilitar o seu dia a dia!

Benefícios das Ervas e Especiarias para a nossa saúde

ervas e especiarias

Você sabia que além de agregar muito sabor, as ervas e especiarias usadas no dia a dia também trazem muitos benefícios para a nossa saúde?

Já contei para vocês que tenho uma horta em casa e que adoro usar diferentes temperos nas minhas receitas. Tenho pesquisado sobre os ingredientes que uso no dia a dia e estou aprendendo que além de sabor eles trazem muitos benefícios para a nossa saúde.

Alecrim – adoro usar para assar batatas, abóbora, cenoura e em algumas receitas de carne bovina e suína. Ele combate a retenção de líquidos, elimina toxinas e é estimulante contra o cansaço mental.

Canela – presente no capuccino nosso de cada dia, na masala doce e em várias outras receitas. Rica em antioxidantes, possui ações anti-inflamatórias, reduz o risco de doença cardíaca, melhora a sensibilidade à insulina, diminui níveis de açúcar no sangue, benefícios sobre doenças neurodegenerativas, previne o câncer, combate infecções, combate o vírus do HIV.

Coentro – um dos ingredientes do sofrito, que uso em tantas receitas. Rico em fibras e antioxidantes, previne doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.

Gengibre – uso muito em sucos, chás ,sopas e outras receitas. Rico em potássio, magnésio, cobre e vitamina B6, alivia dor de cabeça e sintomas da TPM.

Hortelã – ingrediente indispensável para quibe e kafta, também é muito utiizado em sucos, chás e na salada. Facilita a digestão de gorduras pelo organismo, é rica em flavonóides e tem ação anti-inflamatória.

Manjericão – presença constante na minha salada de tomates, macarrão ao pesto para os jantares rápidos, no molho de tomate, pizzas, recheios que levam queijos. Rico em vitaminas A, C, K e ferro, também é fonte de cálcio, magnésio, potássio, fibras, possui ação atisséptica, anti-inflamatória e desintoxicante, alivia os sintomas da gripe, resfriado, cólicas, náuseas, prisão de ventre e mau hálito. O manjerocão é poderoso!

Noz Moscada – adoro colocar em molhos, doces, combina com tanta coisa. Remove o esgotamento mental, o estresse e a fadiga, eficaz no tratamento de artrite, reumatismo e lumbago, reduz o inchaço nas articulações, ajuda na dissolução de cálculos renais e a relaxar e induzir o sono, aumenta a circuação sanguínea e o conforto, alívio da congestão e outros sintomas dos resfriados.

Pimenta dedo de moça – além de ser um ingrediente muito importante do sofrito, também utilizo em muitas outras receitas como feijão, batata assada e outras tantas. Previne o envelhecimento precoce, facilita a digestão e acelera o metabolismo, ajuda a prevenir o câncer, a diabetes e a controlar o colesterol, faz bem ao coração, tem ação anti-inflamatória e ajuda a combater a depressão.

Pimenta do reino – faz parte de quase todas as minhas receitas, a louca da pimenta do reino! Auxilia o sistema digestivo e a quebra das células de gordura, propriedades anti-bacterianas, auxilia a diminuição do enfraquecimento da memória e do mau funcionamento cognitivo e no tratamento da asma e tosse convulsa, melhora a absorção de nutrientes, ajuda no tratamento da artrite e na melhora do humor.

Salsa – um dos ingredientes do sofrito. Ação diurética, propriedades anti-inflamatórias, ajuda a controlar o açúcar no sangue, impede a formação de coágulos, combate a anemia, reduz a pressão arterial, ajuda na digestão, alivia a asma, ajuda a expelir pedras renais, combate a icterícia, ação desintoxicante.

Estas são as ervas e especiarias que mais uso no meu dia a dia, fáceis de serem encontradas em mercados e outras lojas e bem simples de serem incluídas nas refeições. Além de agregar mais sabor, elas também vão deixar suas receitas mais saudáveis.

9 Replies to “Benefícios das Ervas e Especiarias para a nossa saúde”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 Benefícios da ora-pro-nóbis para sua saúde 5 Maneiras práticas e saudáveis de preparar a cenoura Como fazer salada de grão de bico 5 Dicas para fazer um bife perfeito Como escolher a melhor carne para bife