legumes assados

Legumes Assados

Fazer os legumes assados foi uma das melhores soluções para o meu dia a dia. Além da praticidade, os legumes ficam saborosos e consigo variar bastante os sabores de acordo com os temperos que uso.

Eu adoro a Rita Lobo, vejo os programas, vou pra internet pesquisar suas receitas e estou sempre testando em casa. Há algum tempo vi em seu programa ela assando cenouras com páprica, claro que repeti em casa. Em minhas pesquisas achei uma receita, dela também, de abóbora assada, fiz em casa e foi sucesso.

O Jamie Oliver também me ensinou a fazer os legumes assados, ele coloca vários no mesmo tabuleiro. Neste caso, também podemos aproveitar e assar carne bovina ou suína junto. Uma refeição completa em apenas uma travessa.

Nessa brincadeira de legumes assados costumo fazer com mais frequência duas preparações, mas quando estou com vontade de variar mais ainda, a couve flor ganha um delicioso molho de gorgonzola, o chuchu, a berinjela e a abobrinha podem ser gratinados, e se você acrescentar cebola, pimentões, azeitona e uvas passas na berinjela, surge uma deliciosa caponata.

Legumes assados com alecrim e pimenta do reino

Legume de sua preferência (abóbora, batata doce, batata inglesa, abobrinha, berinjela) ou um mix de cenoura, aipo, batata e cebola

Alecrim a gosto

Sal a gosto (gosto de usar a Flor de Sal)

Pimenta do reino ou pimenta calabresa a gosto

Azeite a gosto

Dentes de alho com casca (opcional)

Preparo

Cortar o legume escolhido (abóbora em cubos pequenos, berinjela e abobrinha em rodelas e batatas em tiras) e colocar em uma assadeira.

Acrescentar os outros ingredientes, misturar e assar até que os legumes fiquem cozidos.

Se quiser acrescentar queijo parmesão ralado também fica muito bom.

Legumes assados com masala e curry

Legumes de sua preferência (cenoura, batata doce, batata inglesa, abóbora)

1 colher de sopa de masala

1/2 colher de sopa de curry

Sal a gosto

Azeite

Preparo

Misture tudo em uma assadeira e asse em forno pré aquecido até que os legumes estejam cozidos.

11 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *