temperos secos

Meus temperos secos

Na minha cozinha tenho algumas variações de temperos secos, tem os queridinhos, que não podem faltar nunca, e aqueles que uso quando quero variar.

Todo mundo que cozinha tem suas preferências na hora de temperar seus pratos, acredito que cada cozinheiro acaba colocando a sua personalidade na comida ao escolher determinados temperos. Tenho uma personalidade forte e adoro ingredientes com sabores marcantes, mas também faço algumas variações de acordo com quem for comer.

Hoje vou falar sobre os meus temperos secos queridinhos, aqueles que não podem faltar na minha cozinha.

1 – Sal e Pimenta do Reino

Para mim eles vivem de mãos dadas, quase inseparáveis. A maioria das minhas receitas salgadas tem a dupla sal e pimenta do reino a gosto, acredito que a quantidade varia de acordo com o paladar de cada um. Considero eles o básico, com um pouquinho de sal e pimenta do reino um simples ovo mexido já fica especial!

temperos secos
sal e pimenta do reino

2 – Lemon Pepper

Uma mistura de limão e pimenta do reino (algumas versões tem adição de sal) que uso muito para temperar frango e frutos do mar. Acho prática, um simples filé de frango grelhado já fica com um sabor todo especial, o filé de peixe também fica com sabor incrível.

3 – Páprica

Há alguns anos descobri que dá um sabor especial à carne moída, sempre uso com generosidade. Depois fui aprendendo a usar em outras receitas, ela dá um toque especial quando faço legumes assados, indispensável nas fajitas de frango, e fica incrível no tempero do pernil de Natal.

temperos secos
Lemon pepper e páprica

4 – Noz Moscada

Uso muito! Compro as bolinhas e ralo sempre que vou usar. Presença indispensável no molho de gorgonzola, molho de cogumelos frescos, muffins de legumes e outras preparações do dia a dia. Também dá um toque especial em algumas sobremesas como a cassata, o brigadeirão, o bolo de chocolate da mamãe. Noz moscada é vida.

5 – Folhas de Louro

Aqui em casa somos apaixonados por feijão, não dá pra ficar sem, então sempre tem folha de louro na cozinha. Você também acrescentar na lentilha com cenoura e na sopa de ervilha.

temperos secos
Noz moscada e folhas de louro

6 – Cominho

Na adolescência eu aprendi com um tio a usar o cominho para temperar carne de porco, então uso em receitas como a picanha suína assada com mostarda, filé mingon suíno assado, lombo de porco assado. Também descobri que fica muito bom no tempero do frango,

7 – Curry

Aqui em casa o frango ao curry é aquela comida que preparo quando estou sem criatividade, não sei o que fazer … tem frango na geladeira … em 40 minutos temos uma refeição pronta!

Existem no mundo infinitas combinações de curry, isso é uma coisa que varia de acordo com a região. Eu sou aquela que toda vez que viaja para um lugar diferente procura um curry novo. Hoje tenho 3 variações de curry na minha cozinha, uma específica para carne vermelha e outras 2 que são chamadas de Curry Powder (tenho 2 versões de Curry Powder diferentes)

temperos secos
cominho e curry

8 – Masala

Esta é uma receita de masala que a minha mãe prepara em casa, uma mistura deliciosa de especiarias que usamos muito no dia a dia em receitas como o frango ao curry, arroz com masala, sopa de abóbora com gengibre.

Dicas

Combine os temperos secos de acordo com a receita e o paladar de quem vai comer, uns gostam de mais pimenta outros de menos. Tem aqueles que preferem sabores mais suaves e os amantes dos sabores fortes e marcantes.

Qual o tempero seco que você usa com frequência e eu não mencionei? O que faz mais sucesso na região que você mora? Compartilha comigo quais são os seus preferidos.

6 comentários

  1. I have been browsing online more than three hours lately, yet I never found any attention-grabbing article like yours. It is lovely worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made just right content as you did, the web might be a lot more helpful than ever before.|

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *